Buscar
  • Vereador Marco Barbosa

Abraço ao Mato do Júlio mobiliza comunidade de Cachoeirinha


O vereador Marco Barbosa, coordenador da Frente Parlamentar de Ações de Desenvolvimento Econômico e Social e de Preservação do Mato do Júlio e da Casa dos Baptistas, participou do abraço consciente ao Mato do Júlio, realizado na tarde deste sábado (6). O movimento #SalveOMatoDoJulio, com forte participação da juventude de Cachoeirinha, contou com a participação de centenas de pessoas que manifestaram sua insatisfação com a falta de diálogo por parte do Executivo municipal da discussão desta pauta.


A temática de preservação da área ganhou força a partir da publicação de um vídeo nas redes sociais do vereador Marco Barbosa, onde ele alerta para a ilegalidade do projeto de lei 4463/2020, do Executivo de Cachoeirinha, que pretende fazer o zoneamento do Mato do Júlio. "O projeto passa por cima da lei, pois não respeita sequer dispositivos do Plano Diretor Municipal", frisa Marco.


Embora seja uma área privada, o Mato do Júlio é descrito no Plano Diretor Municipal como uma Área de Especial Interesse Ambiental. O artigo 154 do Plano Diretor, em seu parágrafo único, destaca que esta área deve ser objeto de estudo técnico e consultas públicas, de iniciativa do Poder Executivo, buscando determinar as características e certificar a viabilidade de criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral ou de Unidade de Uso Sustentável, o que nunca foi feito. Outa ilegalidade do projeto de lei 4463/2020 é que ele foi enviado para a Câmara sem que fosse apresentado em audiência pública. "É preciso ressaltar que ninguém é contra o desenvolvimento da cidade. Queremos o repeito às leis, com a realização dos estudos corretos e as consultas públicas previstas no Plano Diretor", completa Marco.




Fotos: Matheus Aguilar





69 visualizações

© Todos os direitos reservados a Marco Barbosa