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  • Vereador Marco Barbosa

Livre Acesso à Free Way tem reunião com CCR ViaSul


Representantes do Movimento Livre Acesso à Free Way estiveram na sede provisória da CCR ViaSul na manhã desta quarta-feira. A ideia do encontro partiu do coordenador do movimento, vereador Marco Barbosa. Além dele, participaram o diretor regional da região metropolitana da Federasul, Darcy Luiz Zottis Filho, o presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC), Cleber Soares, e o vice-presidente da ACC, André Souza. O grupo foi recebido pela gestora de comunicação social e relações institucionais da empresa, Simone Suzzin, e pelo diretor-presidente, Roberto Calixto.


Conforme Marco Barbosa, o objetivo da visita é frisar que o Movimento Livre Acesso à Free Way não terminou com a realização do leilão de concessão da rodovia. “Ficamos felizes com a tarifa mais baixa do que a da antiga concessionária e também de termos algumas demandas contempladas no edital. Mas não paramos nossa mobilização no leilão. Vamos acompanhar o cumprimento do contrato e o atendimento das nossas reivindicações, como o acesso da Free Way para ingresso na Avenida Papa João XXIII e a transferência da praça de pedágio de Gravataí”, afirma o vereador. Segundo Barbosa, o movimento também quer ser parceiro da concessionária, mantendo canal de diálogo aberto e auxiliando no desenvolvimento de parcerias que beneficiem a comunidade.


Darcy Luiz Zottis Filho frisa a importância da transferência da praça de pedágio de Gravataí do local atual, no km 77, para mais próximo da fábrica da GM, no km 60. “Já percebemos uma complicação no trânsito da Avenida Flores da Cunha desde a volta da cobrança”, ressalta.


De acordo com o diretor-presidente da CCR ViaSul, as duas praças de pedágio da Free Way, em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, vão sofrer alterações até agosto de 2020. “Este é o prazo para mudarmos o local da praça de Gravataí. Já em Santo Antônio da Patrulha será feita a ampliação para a cobrança nos dois sentidos”, explica Roberto Calixto.

Sobre o acesso na altura da Avenida Papa João XXIII, em Cachoeirinha, Calixto assegura que as obras começam no segundo ano da concessão, período compreendido entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021. Entretanto, ele não deu prazo para conclusão dos trabalhos.

Participação pública

Marco Barbosa ainda lembrou que as discussões em torno das necessidades de mudança na concessão da Free Way começaram em 2010. “Em 2013 criamos a Frente Parlamentar na Câmara de Cachoeirinha. A partir daí reunimos os municípios afetados para a construção de uma pauta em conjunto”, reforça. 


O empenho foi elogiado pelo diretor-presidente da CCR ViaSul, Roberto Calixto. “Mais de 600 contribuições foram retiradas das audiências públicas. Esta mobilização foi fundamental para construção deste edital e do contrato que assumimos”, acredita. Calixto garante que a concessionária está confiante na realização de um bom trabalho na execução do projeto que engloba a Free Way. “É nosso primeiro projeto aqui no Rio Grande do Sul. Temos todo o interesse em crescer neste que é um dos principais estados da federação”, assegura.

Mão de obra

Entre os dados apresentados na reunião, está o da geração de emprego. Roberto Calixto afirma que só nos serviços de atendimento da Free Way estão atuando 300 colaboradores atualmente. “Muitos já trabalhavam com a antiga concessionária”, ressalta. Conforme a gestora de comunicação social e relações institucionais da CCR ViaSul, Simone Suzzin, Cachoeirinha é o segundo município em número de colaboradores, ficando atrás apenas de Gravataí.

Principais investimentos na Free Way

De acordo com o diretor-presidente da CCR ViaSul, Roberto Calixto, quatro pontos merecem destaque nos principais investimentos que serão feitos na BR-290, a Free Way. “Faremos 73,7 km de faixas adicionais em cada um dos sentidos da rodovia, implantaremos quatro passarelas, nove passagens inferiores e oito interconexões, sendo uma dessas o acesso em Cachoeirinha”, sublinha.


Foto: Matheus Aguilar


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