Buscar
  • Vereador Marco Barbosa

Seminário discute fim das carroças em Cachoeirinha


O gabinete do vereador Marco Barbosa, em parceria com a Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, promoveu o seminário “Veículos de Tração Animal em Vias Urbanas: Desafios e Soluções”. A atividade ocorreu no Plenarinho Saul Lazzarotto na tarde da última quarta-feira (27) e teve apresentação da minuta de um Projeto Indicativo de Lei para redução gradativa da circulação deste tipo de veículo, além da criação de um sistema de fiscalização e registro.


Para auxiliar na proposição do debate sobre o tema, foram convidados representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de Porto Alegre. O diretor de operações da EPTC, Tiago Oliveira, explanou sobre a experiência da Capital no cadastramento dos condutores de veículos de tração animal e as fiscalizações realizadas pelo órgão. Segundo Oliveira, a fiscalização já ocorre há uma década em Porto Alegre. Neste período, mais de três mil animais foram recolhidos.


Marco Barbosa apresentou a minuta de seu projeto indicativo. Entre as propostas estão o cadastro das carroças e seus condutores, a proibição aos maus-tratos, a proibição de circulação nas Avenidas Flores da Cunha e Frederico Ritter e a obrigatoriedade de itens de segurança nestes veículos. “Já apresentei em outras duas oportunidades, mas as propostas foram engavetadas. Agora vamos tencionar para que seja colocada em prática quando apresentarmos. Não podemos mais compactuar com este meio de transporte medieval”, frisa Marco.


A proposta de Marco foi elogiada pelo diretor de operações da EPTC, Tiago Oliveira. A diretora de Proteção Animal da Secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tarciz Laus, também elogiou a iniciativa. Ela revela que o município já tem algumas ações neste sentido e que uma lei vai auxiliar na fiscalização.

O presidente da Câmara, Fernando Medeiros, participou da abertura do seminário. Ele elogiou a iniciativa de Marco Barbosa. O mesmo fez o secretário de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Urbano, Francisco Belarmino Dias, o “Major”.

As sugestões apresentadas pela comunidade serão compiladas para a elaboração da redação final do projeto indicativo. O mesmo deve ser apresentado nos próximos dias.


Fotos: Matheus Aguilar


1 visualização

© Todos os direitos reservados a Marco Barbosa